3 minutes reading time (652 words)
Destacado 

Proteja suas senhas

b2ap3_thumbnail_cadeado-seguranca-tecnologia-UOL.jpg

As senhas são a primeira linha de defesa contra criminosos cibernéticos. É crucial escolher senhas fortes que sejam diferentes para cada uma de suas contas importantes, e é recomendável atualizar suas senhas regularmente. Siga estas dicas para criar senhas fortes e mantê-las em segurança.

 

Use senhas exclusivas para suas contas importantes, como e-mail e serviços bancários on-line.

Escolher a mesma senha para cada uma de suas contas on-line é como usar a mesma chave para trancar o carro, a casa e o escritório: se algum criminoso acessar um, todos estarão comprometidos. Portanto, não use a mesma senha para um boletim on-line e para seu e-mail ou conta bancária. Pode ser menos conveniente, mas escolher várias senhas aumenta sua segurança.

Mantenha sua senha em um local secreto que não possa ser encontrado facilmente

Anotar suas senhas não é necessariamente uma má ideia. Mas se você fizer isso, não deixe anotações com suas senhas à vista, no computador ou em cima da mesa.

Use uma senha longa composta por números, letras e símbolos

Quanto mais longa for sua senha, mais difícil será adivinhá-la. Então torne sua senha longa para ajudar a manter suas informações seguras. Adicionar números, símbolos e letras maiúsculas e minúsculas dificulta ainda mais difícil para possíveis espiões ou outras pessoas adivinharem ou descobrirem a senha. Não use "123456" ou "senha" e evite o uso de informações publicamente disponíveis, como seu número de telefone em suas senhas. Não é muito original e não é muito seguro.

Tente usar uma frase que só você conheça

Uma ideia é pensar em uma frase que só você conhece e relacioná-la a um site específico para ajudar você a se lembrar. Para o e-mail, você pode começar com ''Meu amigo João envia um e-mail engraçado uma vez por dia'' e usar números e letras para recriá-la. “MfT&Jsmafe1ad” é uma senha com muitas variações. Repita o processo em outros sites.

Configure suas opções de recuperação de senha e mantenha-se atualizado

Se você esquecer a senha ou ficar bloqueado, precisará encontrar uma maneira de acessar novamente sua conta. Muitos serviços enviam um e-mail com um endereço de e-mail de recuperação caso você precise redefinir sua senha, por isso, verifique se seu endereço de e-mail de recuperação está atualizado e use uma conta existente e acessível.

Às vezes, você também pode adicionar um número de telefone a seu perfil para receber um código e redefinir sua senha por mensagem de texto. Ter um número de telefone celular em sua conta é uma das maneiras mais fáceis e confiáveis ​​de manter sua conta segura.

Por exemplo, os provedores de serviço podem usar o número de telefone para impedir aqueles que tentam invadir na sua conta, e você pode enviar um código de verificação para que possa se conectar a sua conta se algum dia perder acesso. Oferecer um número de telefone de recuperação ao Google não resultará em sua inscrição em listas de marketing, nem em chamadas adicionais de telemarketing.

Seu celular é um método de identificação mais seguro do que seu endereço de e-mail de recuperação ou que uma pergunta de segurança porque, ao contrário dos outros dois, você tem posse física de seu telefone celular.

No entanto, se você não pode ou não deseja adicionar um número de telefone a sua conta, muitos sites solicitam que você escolha uma pergunta para verificar sua identidade, caso você esqueça sua senha. Se o serviço que você usa permite criar a pergunta, tente usar uma para a qual somente você tenha a resposta e que não seja algo que você publicou publicamente ou compartilhou em redes sociais.

Tente encontrar uma maneira de tornar sua resposta única, mas memorável. Você pode fazer isso usando a dica acima, de modo que, mesmo se alguém adivinhar a resposta, não saberá como digitá-la corretamente. Essa resposta é muito importante para que você se lembre. Se você esquecer, talvez não consiga mais acessar sua conta.

0
Mobile site ou aplicativo – que caminho seguir com...
Microsoft paga US$ 100 mil a hacker que encontrou ...

Related Posts

Teremos prazer em atende-lo! (35) 98805-0403
Atendemos todo o Brasil